BIOGRAFIA.

Guillermo Planel

Foto: Daniel Planel

Foto: Daniel Planel

Guillermo Planel, nasceu em Montevideo, Uruguai e vive no Rio de janeiro desde 1971. É jornalista, fotógrafo, documentarista, bacharel em Comunicação Social pela FACHA e é pós graduado em Comunicação e imagem pela PUC-RIO.

Na área de jornalismo nunca atuou em redações de jornal ou TV, mas escreveu para diversas publicações, principalmente em revistas de fotografia brasileira. Como fotógrafo, tem 36 anos de atividade em diversas áreas da profissão, tendo trabalhado em fotografia corporativa até o ano de 2013.

Na década de 80 atuou na produção de shows principalmente na área internacional, com artistas da América Latina, como Ruben Rada, Pablo El enterrador, Arco Iris e Charly Garcia, além de atuar como responsável pela área de vídeo e produtor de shows do Circo Voador na década de 90.

Foi criador e sócio do Curso Técnico de Cinema e TV (CT2), com Jorge Monclar, em 1998/1999. Durante esse período o CT2 formou diversos técnicos de vídeo e cinema em cursos de roteiro, direção de fotografia, assistente de produção, assistente de direção, desenho animado publicitário, continuidade, assistente de câmera, montagem e edição.

Como documentarista, um dos principais focos de seu trabalho é a relação da imprensa e do fotojornalismo com a sociedade civil, através das questões que envolvem assuntos relacionados a direitos humanos, comunicação, manifestações, conflitos armados e segurança pública. As questões sociais que envolvem diversos tipos de conflitos e sua representação na sociedade, tem sido uma linha de trabalho constante do ponto de vista jornalístico e documental.

Voltar para o Topo
Enter your Infotext or Widgets here...